26 de jan de 2012

Distrito Fátima - Relatório da Missionária Célia Dell Vale


Estivemos no povoado Fátima, pertencente ao município de Flores, Pernambuco. O povoado, apesar de pequeno, 5.000 moradores (entre zona urbana e rural), é grande em termos de opressão maligna, drogas, desocupação, alcoolismo, etc. As mulheres vinham às consultas e as queixas eram sempre parecidas: Nervosismo, ansiedade, angústia; poucas queixas realmente físicas, mas são campeões em uso de remédios psiquiátricos!

Fomos em 5 pessoas somente para ajudar o Ministério Sal da Terra:
  • Maria Célia, médica.
  • Bruno, estudante do 4º. ano de medicina.
  • Giulia del Valle, minha princesa, 2º. ano de medicina.
  • Lídia, 3º. Ano de odonto.Cosmo: nosso MacGyver. O Cosmo se especializou em consertar os equipos odontológicos quando falham.

Lá nos juntamos aos líderes do Sal da Terra e aos voluntários que já estavam lá, evangelizando. Também se juntou ao grupo:

  • Dra. Yara, de Salvador, dentista, nossa amiga muito querida e seus filhos: Laurinha e Levi.
  • Patrícia, estudante de odontologia do último semestre.
  • Wangelica, enfermeira que se encarregou da triagem dos pacientes.

Atendimento médico: 321 consultas, além de exames de glicemia, medição de pressão arterial.

ODONTOLOGIA: Ainda não recebemos os relatórios da odonto, mandaremos brevemente a quem se interessar. Mas trabalharam muito, mas muuuuuuuuito mesmo.

No sábado, dia 21, a equipe médica se separou da equipe odontológica e rumou para a Paraíba, município de Princesa Isabel, para ajudar outro trabalho missionário.

Além do atendimento médico, foi uma grande honra ter sido encarregada de realizar as exposições bíblicas, durante a devocional da manhã, e isto me deixou muito feliz também.

Apesar de muito trabalho e fadiga, voltamos felizes por mais uma missão bem sucedida.

Ao Nosso Deus a glória por mais esse trabalho e pedimos aos irmãos que orem pela nossa próxima missão: Puerto Suarez, na Bolívia, no próximo carnaval.

No amor de Cristo,
Maria Célia

Um comentário: